Exercícios

Dez dicas para lidar com o estresse

Dez dicas para lidar com o estresse

Se você está estressado, o primeiro passo para se sentir melhor é identificar a causa. O que menos irá te ajudar sob esta condição é fazer uso de algo que não seja saudável, como fumar ou beber. O bom gerenciamento do estresse está em criar força emocional, controlando a situação, tendo uma boa rede social e adotando uma perspectiva positiva da situação.

O que fazer para resolver o estresse?

Apresentamos dez sugestões:

 

Conheça-se:

Descubra o que está te deixando estressado, tais como questões no trabalho, financeiras, problemas de relacionamento... Tente reconhecer as possíveis fontes de excesso de estresse. Veja se você pode mudar a situação para aliviar a pressão sobre você.

 

Aprenda a relaxar:

Se você está em uma situação estressante, não se esqueça das atividades de lazer ou de conversar com outras pessoas. Exercícios de relaxamento como os de respiração, mindfulness, além de caminhada, ouvir música e alongamento, podem ajudar.

 

Seja ativo:

O exercício não reduzirá o seu estresse, mas a intensidade emocional do que você está sentindo, ajudando-o a lidar com seus problemas com mais calma.
Faça uma atividade física.

 

Conecte-se a outras pessoas

Uma boa rede de apoio de colegas, amigos e familiares pode aliviar seus problemas e ajudá-lo a ver as coisas de uma maneira diferente. Essas pessoas poderão te dar suporte quando você precisar de ajuda.
As atividades com os amigos nos ajudam a relaxar. Falar com um amigo também irá ajudá-lo a encontrar soluções para seus problemas.

 

Tenha algum tempo para si

Com uma longa jornada de trabalho dentro e fora de casa, não passamos tempo suficiente fazendo coisas de que realmente gostamos. Todos precisamos de tempo para socializar, relaxar, fazer exercício ou apenas aproveitar a nossa própria presença.

 

Desafie-se

Definir metas e desafios, seja no trabalho ou fora, como aprender uma nova língua ou um novo esporte, ajuda a criar confiança e, consequentemente, a lidar com o estresse.

 

Evite hábitos pouco saudáveis

Busque um estilo de vida mais saudável. Coma bem, durma o suficiente, faça exercícios regularmente, reduza o consumo de álcool e socialize, além de trabalhar e estudar. Tente escapar do uso de álcool, tabaco e cafeína como forma de resolver os problemas e controlar o estresse. Em longo prazo, tal uso pode acarretar em mais problemas do que soluções. Ele traz um alívio temporário, e não a solução da causa do estresse.

 

Ajude outras pessoas

Pessoas que ajudam outras por meio de atividades como voluntariado ou trabalho comunitário tornam-se mais resilientes, pois passam a olhar seus problemas sob outra perspectiva. Se você não tem tempo para se voluntariar, tente fazer um favor a alguém todos os dias.

 

Trabalhe de forma mais inteligente

Trabalhar de forma inteligente significa priorizar seu trabalho, concentrando-se nas tarefas que farão uma diferença real. Deixe as tarefas menos importantes por último. Aprenda a gerenciar melhor o seu tempo.

 

Tente ser positivo

Procure os aspectos positivos da vida, e coisas pelas quais você é grato. Aceite o que você não pode mudar. Alterar uma situação difícil nem sempre é possível. Tente se concentrar naquilo sobre o qual você tem controle.
O estresse em longo prazo pode ser difícil de se resolver espontaneamente. Por isso, às vezes, é melhor procurar ajuda.
Não é preciso lutar sozinho. Além de causar sofrimento, isso pode significar muito esforço desperdiçado.
Tenha um profissional de Saúde de confiança para conversar sobre o assunto.

Imagens:

    Fonte: Cuidados Mil, NHS Choices (National Health Service – England) e Universidade de São Paulo.

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