Exercícios

Nesse Outubro Rosa, a Amil traz para as mulheres dicas de como cuidar de sua saúde.

Nesse Outubro Rosa, a Amil traz para as mulheres dicas de como cuidar de sua saúde.

Faça atividade física

Tente fazer 150 minutos de atividade física moderada por semana. Uma maneira de
saber se você está trabalhando com uma intensidade moderada é verificar se, durante a atividade física, você ainda pode conversar, mas, devido ao esforço, não consegue cantar uma música.

Faça da atividade física parte do seu dia a dia, quando possível:

• Troque o carro pela bicicleta ou por uma caminhada;
• Salte um ponto de ônibus ou uma estação de metrô antes do seu destino;
• Tente estacionar não tão próximo de seu local de trabalho e ande o resto do caminho;
• Fique em pé enquanto fala ao telefone;
• Use as escadas em vez do elevador ou das escadas rolantes.


Seja qual for a sua idade, ser fisicamente ativa pode ajudá-la a levar uma vida mais
saudável, e até mais feliz. Pode reduzir a chance de doenças graves, como as do coração, acidentes vasculares cerebrais/derrames, diabetes tipo 2 e câncer, em até 50% e reduzir seu risco de morte precoce em até 30%. Pode aumentar a autoestima, o humor, a qualidade do sono e a energia, bem como reduzir seu risco de depressão, ansiedade demência e doença de Alzheimer, e ainda ajudar a controlar o estresse.

Ser fisicamente ativo é mais fácil do que você pensa!


Alimentação saudável

Faça a escolha certa!
Dê preferência para alimentos frescos e refeições preparadas em casa. Tente incorporar pelo menos cinco porções de diferentes frutas e vegetais em sua alimentação diária, além de grãos e cereais. Leve com você, por exemplo, maçã, banana, sementes de girassol e abóbora, além de cenoura ou pepino para os lanches.

Coma em intervalos regulares. Nunca fique muito tempo em jejum e tome um bom
café da manhã.
Evite alimentos prontos e industrializados, que são cheios de gordura, açúcar e sal.
Mudar sua alimentação é uma questão de adquirir um novo hábito.

Cuide da saúde mental

Esteja mais atento ao momento presente, incluindo seus pensamentos, sentimentos,
seu corpo e o mundo ao seu redor. Isso pode mudar positivamente a maneira como
você se sente sobre a vida e como você lida com os desafios. Conecte-se com as pessoas ao seu redor: sua família, amigos, colegas e vizinhos. Use seu tempo para aprimorar esses relacionamentos.

Cuidados com a mama

Alterações da mama podem acontecer por várias razões, a maioria delas não é grave.
Muitas mulheres têm nódulos mamários, e nove em cada dez não são câncer.
Conheça o seu corpo e a sua mama. Se você encontrar mudanças na mama que não são normais para você, é melhor consultar o seu médico assim que possível. Ele é importante para descartar o câncer de mama. Caso o câncer seja detectado, então o tratamento apropriado deve ser planejado tão rapidamente quanto possível.
Você pode realizar exames de rotina como mamografia a partir dos 50 anos*, e depois
a cada dois anos se os exames estiverem sem alterações.

*Na ausência de câncer de mama na família.

Exame papanicolau

Mulheres a partir de 21 anos devem realizar o exame para rastreio de câncer de colo
de útero a cada três anos, se os dois anteriores estiverem sem alterações. Recomenda-se realizá-lo até os 65 anos.

Não fique com dúvidas. Tenha uma médica(o) que te apoie nesse cuidado e, se você estiver preocupada, procure-a(o).

Seja ativa
Alimente-se bem
Cuide-se
Seja a mulher que você quer ser!

Imagens:

    Fonte: NHS Choices, Ministério da Saúde, Cuidados Mil e US Preventive Services Task Force.

    CNPJ 29.309.127/0001-79
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