Odontologia

Mitos e Verdades

Mitos e Verdades

Você já parou para pensar sobre como a sua boca é importante? Além de constituir papel para a realização de funções vitais à nossa sobrevivência, a boca também pode representar uma porta de entrada para várias doenças. Por isso, é importante estarmos sempre atentos às boas práticas que levem a uma boa saúde bucal. Existem muitas formas de prevenir o organismo contra os vilões. Lamentavelmente, o brasileiro ainda não tem a cultura de visitar o dentista de maneira preventiva e, na maioria das vezes, só procura os profissionais nos momentos de urgência e recorre a algumas crenças populares. Algumas dúvidas ainda surgem quando o assunto é a higiene bucal e abaixo listamos algumas perguntas frequentes sobre esse assunto:

 

1) Higienização eficiente é feita com boa quantidade de creme dental?
MITO !


Somos condicionados a colocar uma grande quantidade de creme dental na escova de dentes a exemplo do que vimos nas propagandas de televisão, com uma quantidade de pasta recobrindo toda a grande área das cerdas. Mas atenção: a escovação é a combinação do efeito mecânico do deslizar das cerdas sobre a superfície dentária, assim como a ação química da pasta. Dessa forma, uma pequena quantidade já é suficiente para a realização de uma boa técnica.

 

2) A higienização noturna é a mais importante?
VERDADE!


Quando vamos dormir, todo o nosso corpo se desacelera. O mesmo acontece com a produção de saliva, que exerce papel protetor fundamental no combate à cárie. Com o fluxo menor, durante a noite é o momento que estamos mais vulneráveis e susceptíveis ao desenvolvimento da cárie. Por isso, escovar os dentes antes de dormir é de extrema importância.

 

3)Devo escovar os dentes SEMPRE logo após a ingestão de qualquer fruta?
MITO!


Não devemos escovar os dentes tão logo tenhamos ingerido um suco de laranja ou uma fruta cítrica. Espere em torno de uma hora para escová-los. Uma alternativa é fazer um bochecho com água para retirar o excesso de acidez previamente à escovação. O ácido devasta o esmalte dental e, se a escova e a pasta entram rapidamente em ação, vão potencializar uma corrosão sobre a superfície dental.

 

4 ) Posso usar chicletes para ajudar a limpar meus dentes?
VERDADE!


O atrito da goma realiza limpeza superficial dos seus dentes e a mastigação estimula a salivação. Mas atenção: o chiclete precisa ser sem açúcar ou preferencialmente com o xilitol em sua composição, substância que combate a bactéria causadora da cárie, o Streptococcus mutans. Vale lembrar que seus verdadeiros aliados são escova de dentes, creme dental, fio dental e enxaguante bucal. O uso do chiclete deve ser algo esporádico ou em situações especiais, quando seu acesso às ferramentas convencionais não for possível.

 

5) A troca de escova deve ser frequente?
VERDADE!


Fabricantes recomendam a troca a cada três meses. Uma dica simples é observar a sua escova de dentes: quando a escova fica velha, as cerdas apresentam-se separadas e abertas e, dessa forma, perdem sua eficiência em realizar a limpeza mecânica do biofilme (placa bacteriana). Sem perceber, acabamos por imprimir mais força na escovação para compensar essa deficiência e isso pode ocasionar dano às estruturas dentais e à gengiva.

6) Usar bicarbonato de sódio na escovação ajuda a clarear os dentes?
MITO!


O bicarbonato não é um agente clareador, mas auxilia na remoção da placa bacteriana. Por ser uma substância abrasiva, pode desgastar os dentes se usado em excesso. Assim, só deve ser utilizado no consultório odontológico.

 

7) Clareamento dental sensibiliza os dentes?
MITO!


Algumas pessoas, após o clareamento, sentem uma forte sensibilidade, enquanto outras não apresentam nenhuma queixa. Essa variação está ligada à porcentagem do clareador utilizado e ao grau de permeabilidade do esmalte no dente. Então, como vamos saber? A boa notícia é que, hoje em dia, já existem produtos disponíveis que minimizam os efeitos indesejáveis pós-clareamento. Mas a seleção do caso, a aplicação do gel e o monitoramento devem ser feitos sempre por dentistas. Cuidado com promessas de produtos milagrosos que podem colocar sua saúde em risco.

 

8) Muito café escurece os dentes?
VERDADE!


O café possui grande quantidade de corante, e, caso você beba com frequência, certamente poderá ter os dentes manchados devido à permeabilidade do esmalte dentário. O mesmo vale para outras bebidas, como chá-mate, chá preto e vinho tinto. O fumo também pode causar manchas. 

 

9) Enxaguantes bucais podem substituir a escovação?
MITO!


A escovação e o fio dental representam a limpeza mecânica do biofilme (placa bacteriana) e os métodos mais eficazes para a limpeza bucal. Os enxaguantes compreendem a limpeza química e podem ser usados como estratégia complementar, mas nunca isoladamente.

Imagens:

    Dra. Isabela Soares de Castro (CRO - RJ: 30024)

    CNPJ 29.309.127/0001-79
    Copyright © 2007-2014, Amil Assistência Médica Internacional S/A. Todos os direitos reservados.