Saúde e bem estar

Você tem todo o direito de decidir como quer viver.

uploads/articles/mulher-intern.jpg

Você tem todo o direito de decidir como quer viver.

Oito de março é o Dia Internacional da Mulher. Porém, muito mais do que um dia ou um mês, você merece reconhecimento por toda a vida. E para continuar consolidando seu lugar de direito, ter uma melhor qualidade de vida é fundamental. Por isso, reunimos aqui algumas orientações que podem ajudar você a viver de forma mais saudável.

 

Atividades físicas

  Procure se exercitar por, pelo menos, 150 minutos por semana. Podem ser atividades cotidianas como caminhadas, subir escadas, estacionar o carro um pouco distante do local de trabalho para completar o percurso a pé ou mesmo andar de bicicleta. Quem pratica atividade física tem menor risco de sofrer com doenças cardíacas, diabetes tipo 2, acidente vascular cerebral e câncer, inclusive.

Alimentação saudável

  Evite o excesso de gordura, sal e açúcar e dê preferência a alimentos frescos, escolhendo ao menos cinco porções diferentes de frutas e vegetais por dia. Não se esqueça de ingerir bastante água e bebidas sem açúcar.

Cuide de sua saúde mental

  Esteja mais atenta ao momento presente e conecte-se com pessoas ao seu redor. Sempre peça ajuda quando precisar.

Cuidados com a mama

  Alterações na mama podem acontecer por diversos motivos, e a maioria delas não é grave. Muitas mulheres têm nódulos nas mamas, mas nove em cada dez deles não são provenientes de câncer. Você pode realizar a mamografia de rotina a partir dos 50 anos* e, depois, a cada dois anos, se os exames estiverem sem alteração.

*Na ausência de câncer de mama na família.

Exame de Papanicolau

  A partir dos 21 anos, você deve realizar o exame para rastreio de câncer de colo de útero. Ele deve ser repetido a cada três anos, caso os dois resultados anteriores não tenham apresentado alterações. Recomenda-se a sua realização até os 65 anos.

Cuide-se e tenha sempre um médico para ajudar você a ser a mulher que você deseja.

Imagens:

    Fontes: NHS Choices, Ministério da Saúde e US Preventive Services Task Force.

    CNPJ 29.309.127/0001-79
    Copyright © 2007-2014, Amil Assistência Médica Internacional S/A. Todos os direitos reservados.