Saúde e bem estar

Previna-se. Proteja-se. Vacine-se.

uploads/articles/001_AInRaoC.jpg

 

Logo na primeira vez em que uma pessoa é infectada por um vírus, seu sistema imunológico já começa a produzir anticorpos para combater o invasor. Mas como o sistema ainda não conhece aquele vírus, a produção não é feita em velocidade suficiente. Por isso, a pessoa fica doente.
No entanto, se o mesmo vírus invadir o corpo uma segunda vez, o sistema imunológico irá reconhecê-lo e passará a produzir anticorpos em velocidade suficiente para evitar a doença. Tal proteção é chamada de imunidade.
A vacina é feita a partir dos mesmos vírus que causam a doença, só que enfraquecidos ou mortos. Uma vez aplicada, a vacina ensina e estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos que levem à imunidade.

É muito melhor e mais fácil prevenir uma doença do que tratá-la.

 

A vacinação não apenas protege quem a recebe, como também ajuda a comunidade como um todo. Quanto mais pessoas protegidas, menor é a chance de qualquer outra, vacinada ou não, ficar doente.

Campanhas anuais de vacinação gratuita são realizadas pelo Ministério da Saúde com secretarias de Saúde de estados, municípios e do Distrito Federal.

Procure o posto mais próximo e consulte se está com suas vacinas em dia. Clique aqui e acesse o calendário de vacinação do Ministério da Saúde.

Atenção: doenças como sarampo, poliomielite e rubéola já foram erradicadas uma vez. E só por meio da vacina pode-se evitar que retornem. Proteja-se!

• Não há vacinação nos Clubes Vida de Saúde

Imagens:

    fonte: OMS (Organização Mundial da Saúde)

    CNPJ 29.309.127/0001-79
    Copyright © 2007-2014, Amil Assistência Médica Internacional S/A. Todos os direitos reservados.