Odontologia

Aleitamento Materno na Odontologia

uploads/articles/524556472_BEBE_1000X667PX.jpg

A amamentação é um dos momentos de maior intimidade entre a mãe e o bebê. Além de ser um ato de amor, é também um ato de cuidado e nutrição. Nele constam todas as vitaminas, proteínas, gordura, açúcar, água e demais substâncias necessárias para o desenvolvimento da criança. O recomendado pela OMS é que seja feita a amamentação exclusiva até os 6 meses e, após, complementada com alimentos sólidos até os 2 anos ou mais, o que ajudará o bebê a se tornar mais resistente a infecções e doenças.

 

O ato de sugar é muito importante para fazer com que a dentição se encaixe da forma correta, sem contar que, quando o bebê nasce, os ossos e músculos da face necessitam de estímulo para o seu desenvolvimento, o que contribuirá para os movimentos da fala e respiração.

 

Os cuidados com a higiene bucal devem se iniciar muito antes do aparecimento dos primeiros dentes. É muito importante que seja feita a limpeza diária das gengivas e língua, através de uma gaze umedecida após cada mamada. Assim, será removido o acúmulo de leite nos cantinhos da boca, o que evitará a proliferação de bactérias que poderão contribuir para o agravamento de doenças respiratórias, garantindo ainda que os dentes nasçam mais fortes e saudáveis.

 

Vantagens do aleitamento materno:

- Fácil de ser digerido;

- Protege a criança de cólicas, diarreias, alergias, pneumonias, otites e outros males;

- O leite materno possui células de defesa que protegerão a criança de doenças, enquanto o seu sistema imunológico está sendo desenvolvido;

- Promove o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê;

- Ajuda a mãe na queima de calorias, além de reduzir o estresse e protegê-la da osteoporose e anemia;

- É de graça, natural e prático;

- Está sempre pronto para ser transportado e ingerido (não precisa nem aquecer).

 

Não deixe de consultar o seu dentista para ter mais informações sobre esse tema e orientações específicas. A amamentação é muito importante para o bebê e a mãe. A Amil Dental apoia a amamentação e possui diversos profissionais à disposição para ajudar você nessa importante missão

Imagens:

    Danielle Souza Andrade Morelli
    CRO-SP: 94.560

    CNPJ 29.309.127/0001-79
    Copyright © 2007-2014, Amil Assistência Médica Internacional S/A. Todos os direitos reservados.