Diabetes tipo 2

Etapa 1: O que é o diabetes?

O diabetes é um dos mais importantes problemas crônicos de saúde da vida moderna. O número de pessoas com diabetes está em ascensão. O diabetes afeta a saúde das pessoas de várias formas. Por exemplo, ele aumenta os custos e aumenta o tempo de permanência em cerca de 25% em todas as internações hospitalares nos EUA, por qualquer causa. Por esses motivos, o diabetes se tornou a enfermidade crônica mais onerosa no país.

Ele é uma doença que resulta do fato de seu corpo não produzir insulina em quantidade suficiente ou de não utilizá-la de forma adequada. A insulina é um hormônio produzido no pâncreas que transforma os alimentos ingeridos (especialmente açúcares e amidos) em energia necessária para as suas atividades diárias.

Quando tudo funciona corretamente, veja a seguir o que deve ocorrer:

  • Você come e o alimento é convertido em açúcar.
  • Os níveis de açúcar em seu sangue começam a aumentar.
  • Isso sinaliza o pâncreas a fornecer insulina.
  • A insulina "desbloqueia" as células em todo o seu corpo para deixar o açúcar entrar.
  • Suas células utilizam esse açúcar para obter energia.

Quando você tem diabetes tipo 2, os tecidos corporais, como gordura, músculos e seu fígado, não são capazes de utilizar a insulina adequadamente. Isso é chamado de resistência à insulina. Muitas pessoas com diabetes tipo 2 por mais de 10 anos também produzem menos insulina do que o seu corpo precisa.

Uma chave do tratamento do diabetes tipo 2 é fazer com que os seus tecidos corporais fiquem mais sensíveis à insulina.

Níveis de glicose em seu sangue

O açúcar em seu sangue é chamado de glicose. Insulina e glicose são parceiras: ambas são necessárias ao funcionamento de seu organismo. Quando a insulina permite a entrada de açúcar em quantidade suficiente para dentro das suas células, de modo a fornecer energia para o seu corpo, o nível de açúcar em seu sangue permanece seguro.

Se você tem diabetes não tratado, suas células vão ficar carentes de energia enquanto o nível de glicose em seu sangue aumenta. A glicose sanguínea pode alcançar níveis muito altos. Com o tempo, níveis elevados de glicose no sangue podem provocar danos em muitos órgãos em seu corpo. Desse modo, um controle deficiente do diabetes pode levar a problemas graves de saúde no longo prazo, incluindo:

  • Doença cardíaca e derrame cerebral
  • Doença renal
  • Problemas oculares
  • Danos ao sistema nervoso
  • Problemas nos pés

Controle do diabetes

A boa notícia é que o seu diabetes pode ser controlado e as complicações no longo prazo podem ser evitadas ou minimizadas. Para isso, é preciso aprender como manter os níveis de glicose em seu sangue no intervalo mais seguro possível. Isso é possível por meio de boa nutrição, obtenção e manutenção de um peso saudável e prática de exercícios físicos.

Algumas vezes, também haverá necessidade de administração de medicamentos para o diabetes. Além disso, é aconselhável acrescentar apoio psicológico e assistência social em seu plano desde o começo, em vez de esperar a ocorrência de um problema específico. O controle do diabetes envolve mudança de velhos hábitos nocivos. Você irá querer todo o apoio que puder obter.

O conhecimento dos fatos ajudará você a assumir a responsabilidade. Não se preocupe em aprender tudo de uma só vez! Com o passar do tempo, você se tornará um especialista, aprendendo mais à medida que avança.

Para prosseguir no próximo passo neste guia do diabetes, clique em "Avançar" abaixo.

Certificado

Data de revisão: 7/8/2012

Revisão feita por: Nancy J. Rennert, MD, Chief of Endocrinology & Diabetes, Norwalk Hospital, Associate Clinical Professor of Medicine, Yale University School of Medicine, New Haven, CT. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Previoulsy reviewed by Ari S. Eckman, MD, Division of Endocrinology and Metabolism, Johns Hopkins School of Medicine, Baltimore, MD. Review provided by VeriMed Healthcare Network. (5/13/2010)

As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.

CNPJ 29.309.127/0001-79
Copyright © 2007-2014, Amil Assistência Médica Internacional S/A. Todos os direitos reservados.