Exercício

Ajude seu filho a permanecer ativo

Ajude seu filho a permanecer ativo

As crianças estão se tornando menos ativas fisicamente do que eram no passado. Muitas ficam mais tempo dentro de casa assistindo TV e jogando video game e os pais podem estar menos dispostos a ver seus filhos correndo fora de casa por medo de criminalidade ou acidentes de trânsito. Como essas tendências aumentaram e a alimentação está ficando menos saudável, houve um perigoso aumento da obesidade entre as crianças nos últimos anos.

A obesidade infantil deve ser levada muito a sério – muitas crianças obesas desenvolvem diabetes tipo 2, colesterol e pressão arterial altos, apneia do sono, problemas ortopédicos e outras doenças que podem persistir durante a idade adulta.

A solução para a obesidade é uma dieta nutritiva e pelo menos 60 minutos de atividade física moderada na maioria dos dias da semana. As crianças podem, no entanto, precisar de até duas horas de atividade física diária. Os adolescentes precisam de uma hora e meia de atividade física por dia.

Seu filho pode pular, jogar basquete, participar de brincadeiras de corrida, andar de bicicleta ou encontrar qualquer outra forma de permanecer ativo e se divertir. Para a saúde do seu filho, a Agência para Política e Pesquisa de Saúde dos Estados Unidos faz as seguintes sugestões para ajudar a desenvolver bons hábitos de atividades físicas:

  • Incentive seu filho a participar de atividades físicas, incluindo esportes.
  • Estimule o envolvimento em atividades que podem ser desfrutadas também na idade adulta (caminhada, corrida, natação, basquete, tênis, golfe, dança e bicicleta).
  • Planeje atividades físicas com a família ou amigos. O exercício é mais divertido com os outros.
  • Limite o tempo que seu filho fica vendo TV a menos de duas horas por dia. Incentive-o a ir ao playground, parque, ginásio de esportes ou à piscina.
  • A atividade física deve ser divertida. Não deixe que vencer seja a única meta.
  • Muitas comunidades e escolas oferecem programas de exercícios ou esportes. Descubra o que existe para seu filho.

– Criado pela Agência para Política e Pesquisa de Saúde.

Lembre-se, seus filhos aprendem muitos de seus hábitos com você. Tente dar um bom exemplo e muito incentivo. Você estará dando a eles um presente para toda a vida que é a boa saúde.

As chances de doença cardíaca podem começar a se desenvolver nas crianças desde o ensino fundamental. Crianças que fazem pelo menos duas horas de exercício por dia, contudo, têm um risco menor de doença cardíaca do que as que não praticam exercício. Adolescentes que fazem pelo menos uma hora e meia de exercício por dia têm um risco menor de doença cardíaca.

Referências

Warburton DE, Nicol CW, Bredin SS. Prescrever exercício como tratamento preventivo. Cmaj. 28 de março de 2006;174(7):961-974.

Andersen LB, Harro M, Sardinha LB, et al. Physical activity and clustered cardiovascular risk in children: a cross-sectional study (The European Youth Heart Study). Lancet. 22 de julho de 2006;368(9532):299-304.

Certificado

Data de revisão: 6/28/2011

Revisão feita por: Jeffrey Heit, MD, Internist with special emphasis on preventive health, fitness and nutrition, Philadelphia VA Medical Center, Philadelphia, PA. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.

As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.

CNPJ 29.309.127/0001-79
Copyright © 2007-2014, Amil Assistência Médica Internacional S/A. Todos os direitos reservados.