Exercícios

Etapa 10: Superando os obstáculos

Os exercícios devem ser uma prioridade. Mas como é possível encaixar os exercícios físicos em sua já lotada agenda? Com certo planejamento cuidadoso, quase todos têm tempo de encaixar alguns exercícios como parte de sua rotina regular.

Monitore como dedica seu tempo em vários dias comuns, durante a semana e nos finais de semana. Então, pense com cuidado sobre o que faz atualmente com seu tempo e como poderia encaixar os exercícios. Tente levantar-se mais cedo, sair após o trabalho, deixar de lado a televisão ou exercitar-se durante o dia, em intervalos de 10 minutos. Acha que isso é entediante? Convide um amigo para ir com você ou assista a um filme enquanto usa a esteira.

Eis algumas das razões mais comuns para não se exercitar e formas alternativas de pensar sobre elas:

"Não tenho tempo".Quase todos têm tempo que podem dedicar aos exercícios, mesmo nas agendas mais lotadas. Seja criativo e encontre formas de ser mais ativo durante o dia.
"Estou cansado demais".Exercitar-se lhe dará mais energia, não menos. Você pode se surpreender com quanta energia a mais terá ao se exercitar.
"É chato".Há muitas formas de tornar os exercícios mais divertidos. Para dicas, clique aqui.
"Não sou bom com esportes".É possível realizar muitas atividades sem a necessidade de competir com os outros. Tente caminhar com um amigo, sair para fazer compras ou praticar patinação no gelo. Saia e divirta-se!
"Está quente ou frio demais lá fora".Se você se vestir adequadamente, as condições climáticas não devem afetar sua capacidade de se exercitar. Para mais dicas sobre como se vestir, clique aqui.
"É muito difícil".Todos têm habilidades diferentes quando se trata de atividade física. Faça o que parece bom para você e diminua o ritmo se parecer difícil demais.
"Não estou gordo".Os benefícios de se exercitar vão além do controle de peso. Todos precisam se exercitar para ficarem saudáveis.

Seja criativo

Decidir exercitar-se é uma das melhores coisas que você pode fazer por si próprio. Mas a decisão deve conduzir a fazer, e é aí que muitas pessoas deslizam. Felizmente, você pode facilmente integrar os exercícios em sua vida se for um pouco criativo:

  • Fragmente. Você obtém benefício máximo dos exercícios se fizer, pelo menos, 60 minutos por dia de 5 a 6 dias por semana. Mas não é necessário fazer 60 minutos seguidos. Estudos sugerem que se obtêm os mesmos benefícios se você se exercitar por 20 minutos 3 vezes por dia da mesma forma que faz durante uma sessão mais longa.
  • Faça o gosta. Qualquer atividade que aumente sua frequência cardíaca conta como exercício. Se não gosta de esportes tradicionais, então lave seu carro, saia para dançar, corte a grama ou qualquer uma das centenas de outras coisas.
  • Um pouco de exercício é melhor que nada. Verdade, todos deveriam se exercitar, pelo menos, três vezes por semana, mas você ainda se beneficiará de exercícios menos frequentes ou menos intensos.
  • Combine-os. Não é preciso fazer os mesmos exercícios dia após dia. De fato, a maioria dos profissionais de fitness recomenda variar suas atividades, de modo que você possa trabalhar diferentes partes de seu corpo. Isso ajudará a evitar lesões e a manter seu programa de exercícios atualizado.
  • Seja um agente livre. Embora as academias ofereçam uma variedade de equipamentos, pesos e aulas, nada disso é necessário. Milhares de pessoas se exercitam todos os dias com nada mais que um par de tênis resistentes. Alguns preferem o ambiente de uma academia, mas não é necessário frequentar uma para ficar em forma.

Planeje tornar a atividade física parte de sua vida diária. Faça as coisas de que gosta. Faça uma caminhada com passos rápidos. Ande de bicicleta, dance, realize trabalhos domésticos e no pátio. Apare suas cercas-vivas sem uma ferramenta elétrica. Recolha as folhas. Suba escadas!

- De Feeling Fit For Life, National Institutes of Health

Certificado

Data de revisão: 6/28/2011

Revisão feita por: Jeffrey Heit, MD, Internist with special emphasis on preventive health, fitness and nutrition, Philadelphia VA Medical Center, Philadelphia, PA. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.

As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.

CNPJ 29.309.127/0001-79
Copyright © 2007-2014, Amil Assistência Médica Internacional S/A. Todos os direitos reservados.