Exercícios

Etapa 6: Por que utilizar pesos?

Etapa 6: Por que utilizar pesos?

O treinamento com pesos não torna apenas seus músculos mais fortes, ele também trabalha seus tendões, ligamentos e ossos. Apresenta uma variedade de benefícios, incluindo:

  • Tornar suas juntas mais fortes, permitindo que as juntas suportem mais peso ou esforço quando, por exemplo, você se exercita com mais vigor
  • Ajudar a prevenir a osteoporose aumentando a massa óssea
  • Promover a perda de peso acrescentando massa muscular e perdendo gordura

O treinamento com pesos torna seus músculos mais fortes através de uma série de ciclos de quebra e reconstrução. Quando você força seus músculos para levantar mais peso que o normal, suas fibras musculares literalmente se rasgam. Durante os três primeiros dias seguintes, seu corpo repara esses rasgos microscópicos, em parte ao acrescentar mais tecido muscular às fibras. Este processo aumenta a massa e força muscular; além disso, fortalece os tendões, ligamentos e ossos.

Muitas pessoas (especialmente as mulheres) temem que levantar pesos as deixará "volumosas" ou parecendo um halterofilista. Em geral, o uso de pesos mais leves e fazer mais repetições garante força e tonificação sem criar volume.

Como leva alguns dias para seus músculos se "recuperarem" do treinamento com peso, espere, pelo menos, 2 dias antes de tentar usar pesos para treinar os mesmos músculos. Os profissionais de fitness frequentemente recomendam o treinamento dos membros superiores (braços, ombros e peito) e parte inferior do corpo (costas, pernas, abdome) em dias alternados.

Faça exercícios com peso tanto da parte superior como inferior do corpo para obter benefício máximo

Quem deveria levantar pesos?

Quase todo o mundo pode se beneficiar do treinamento com pesos moderados, especialmente pessoas que têm risco para osteoporose. Mulheres que não fazem exercícios com pesos contra a resistência da gravidade regularmente podem particularmente se beneficiar. (Pessoas sedentárias, nadadores e ciclistas: isso quer dizer você!)

Como circunstâncias individuais ditam o que você precisa de um programa de treinamento com pesos, consulte um profissional de fitness, juntamente com seu profissional de saúde principal, a fim de ajudar a desenvolver um conjunto de exercícios específicos para você.

Certificado

Data de revisão: 6/28/2011

Revisão feita por: Jeffrey Heit, MD, Internist with special emphasis on preventive health, fitness and nutrition, Philadelphia VA Medical Center, Philadelphia, PA. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.

As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.

CNPJ 29.309.127/0001-79
Copyright © 2007-2014, Amil Assistência Médica Internacional S/A. Todos os direitos reservados.