Fique saudável durante a gravidez

Monitoramento fetal antes do trabalho de parto

Monitoramento fetal antes do trabalho de parto

O seu médico vai monitorar você e o bebê durante toda a gestação. Esses exames podem ser feitos a qualquer momento durante a gestação, especialmente se tiver uma gestação de alto risco, uma condição médica ou tiver tido complicações em uma gestação anterior. Às vezes, um exame pode ser repetido em intervalos para mostrar o bem-estar do bebê com o decorrer do tempo. Por fim, os exames podem ser feitos se você tiver alcançado 41 ou 42 semanas ou se for considerada pós-data ou "atrasada".

Esses exames são projetados para perder o menor número de bebês com anomalias. Isso significa que muitos bebês saudáveis podem ter resultados anormais. É importante conversar com o seu médico sobre exames, para que você possa entender a sua preocupação com os resultados do bebê.

Teste de não estresse (NST)

O objetivo do NST é confirmar se o bebê está saudável. Baseia-se no princípio de que a frequência cardíaca de bebês saudáveis aumenta periodicamente.

Durante um teste não estrese, você portará um monitor fetal igual ao que será colocado quando estiver em trabalho de parto. Você não receberá qualquer medicamento para estimular ou provocar movimentos do bebê ou contrações do útero - é por isso que é chamado "teste não estresse". O seu médico não fará nada para estressar o bebê durante o o teste.

A frequência cardíaca do bebê poderá aumentar espontaneamente e passar pelo exame sem qualquer estímulo adicional. Pode ser necessário esfregar a mão sobre o abdômen, ou o médico pode fazer um som alto com um dispositivo especial acima do abdômen.

Se a frequência cardíaca aumentar apropriadamente, o exame será, provavelmente, considerado normal. Se a frequência cardíaca não aumentar periodicamente, mais testes serão necessários para certificar-se de que o bebê está prosperando. Um NST normal é descrito como "reativo" - a frequência cardíaca do bebê aumentou adequadamente ou "não reativo" - a frequência cardíaca não aumentou o suficiente. É importante notar que muitos bebês com NSTs não reativos se tornam saudáveis depois de alguns testes com um exame de estresse de contração ou perfil biofísico.

Teste de estresse de contração (CST)

O CST pode ser feito se o teste não estresse for anormal. O objetivo é predizer como o bebê se sairá durante o trabalho de parto, que é um processo estressante não apenas para você, mas para o bebê também. Cada contração priva, momentaneamente, o bebê do seu suprimento usual de sangue e oxigênio. Para a maioria dos bebês, isso não é um problema, mas alguns passam por momentos difíceis. O CST mostra se o bebê tem um padrão de frequência cardíaca anormal durante o estresse da contração.

Mais uma vez, o monitor fetal é utilizado. As contrações podem ser induzidas de várias maneiras. Para provocar contrações, você receberá uma infusão de oxitocina, um hormônio produzido naturalmente pelos seios, que estimula a contração uterina. Também é conhecida por pitocina. As contrações resultantes são similares àquelas que você terá durante o trabalho de parto. Se a frequência cardíaca do bebê desacelerar em vez de acelerar após uma contração, ele pode estar tendo um problema e pode ter problemas mais sérios durante o trabalho de parto.

A maioria das mulheres descreve o teste como levemente desconfortável, mas não doloroso.

Se o teste for anormal, você poderá ser internada no hospital. Se houver algum problema com o bebê, o seu médico pode antecipar o parto, fazendo uma cesariana.

Perfil biofísico (BPP)

Um perfil biofísico é uma combinação de um teste não-estresse e um ultrassom detalhado. Se o teste não estresse não for reativo, então um perfil biofísico pode ser realizado. O perfil observa os movimentos fetais, o tônus corporal do feto, esforços respiratórios fetais, volume de fluído amniótico, bem como o resultado do teste não estresse.

Cada componente recebe uma nota "2" se o resultado for normal, e "0" se o teste for anormal. Um escore de 8 a 10 em 10 é normal. Um escore 6 é obscuro e você pode ter que repetir o teste dentro de 12 a 24 horas. Um escore 0 a 4 é anormal e pode significar que o bebê pode ficar melhor fora útero, sendo que uma cesariana pode ser recomendada.

Perfil biofísico modificado

Em alguns casos, um perfil biofísico modificado é realizado. Ele combina o teste de não estresse com um ultrassom que apenas observa o volume de fluido amniótico. Se ambos os testes forem normais, alguns médicos acreditam que isso é tão tranquilizador quanto o perfil biofísico completo. Além disso, é menos demorado. O seu médico recomendará os testes que são melhores para você e para o bebê.

Se você estiver em uma gestação saudável, esses testes podem nem ser realizados. Se estiver sob alto risco ou tiver passado uma semana ou duas da data prevista, seu médico pode decidir que alguns desses testes são necessários.

Certificado

Data de revisão: 12/9/2012

Revisão feita por: Irina Burd, MD, PhD, Maternal Fetal Medicine, Johns Hopkins University, Baltimore, MD. Review provided by VeriMed Healthcare Network.

As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.

CNPJ 29.309.127/0001-79
Copyright © 2007-2014, Amil Assistência Médica Internacional S/A. Todos os direitos reservados.