Staying healthy during pregnancy

Ácido Fólico Previne Defeitos Congênitos

Ácido Fólico Previne Defeitos Congênitos

Ácido fólico é um tipo de vitamina B necessária para o desenvolvimento de um feto saudável.

O ácido fólico é a forma sintética do folato, uma vitamina B naturalmente encontrada em vegetais de folhas verde-escuras, frutas cítricas, feijões e grãos integrais. Ele desempenha um papel importante no desenvolvimento da medula espinhal e cérebro do feto. De forma ideal, você deve começar a ingerir alimentos e suplementos que contenham ácido fólico dois ou três meses antes da concepção e durante o primeiro trimestre da gestação.

A deficiência de ácido fólico pode causar defeitos congênitos graves do cérebro e medula espinhal, conhecidos como defeitos do tubo neural. Em alguns casos, podem não haver sinais notáveis de deficiência de ácido fólico e essa deficiência só é diagnostica na mulher grávida depois que a criança nasce com um defeito no tubo neural. Geralmente, porém, seu médico consegue detectar o defeito com exame de sangue e ultrassom durante os check-ups pré-natal. Quando a mulher toma a quantidade recomendada de ácido fólico antes de conceber e durante o primeiro trimestre da gestação, 50% a 70% dos defeitos do tubo neural são evitados, Ainda assim, pesquisas recentes feitas pela March of Dimes mostram que muitas mulheres não estão cientes da importância do ácido fólico.

Onde posso encontrar ácido fólico?

Há muitas maneiras de obter o ácido fólico que seu corpo precisa. Está disponível em comprimidos, multivitamínicos, pães fortificados, arroz, massas e cereais. Enquanto muitos desses alimentos fortificados contêm cerca de 10% da Ingestão Diária Recomendada (IDR), alguns cereais contêm o suprimento de todo um dia de ácido fólico. Também é possível obter ácido fólico suficiente ingerindo grandes quantidades de fígado, vegetais de folhas verde-escuras, frutas cítricas, grãos integrais e feijões e ervilhas.

Quanto eu preciso?

O Institute of Medicine''s Food and Nutrition Board recomenda o seguinte:

  • Os adultos devem ingerir400 microgramas (mcg) de folato por dia. Mulheres que podem engravidar devem receber essa quantidade com suplementos de ácido fólico, não apenas alimentos fortificados, para garantir a ingestão diária adequada.
  • Mulheres que já tiveram uma gestação anterior com defeito no tubo neural devem ingerir maior dosagem de ácido fólico na próxima gestação, sendo a quantidade mínima de 4 miligramas (mg) por dia.

Perguntas Frequentes

P: Se eu tomar ácido fólico suficiente, meu bebê estará seguro contra defeitos do tubo neural?

R: Certamente ajudará, mas tomar suplementos de ácido fólico nem sempre garante que o bebê não nascerá com algum defeito. Enquanto quase metade dos 2.500 casos anuais de defeitos no tubo neural é causada por deficiência de ácido fólico, outros fatores de risco para esses defeitos incluem:

  • Histórico familiar de defeitos no tubo neural.
  • Gestação anterior com defeitos no tubo neural.
  • Ter algum transtorno convulsivo.
  • Ter diabetes.
  • Determinados medicamentos anticonvulsivos.
  • Estar extremamente obesa.
  • Ficar em banheira quente no início da gestação.
  • Temperatura corporal elevada no início da gestação (como febre ou banho em banheira quente)
  • Ser de etnia hispânica.

P: O que devo procurar em um suplemento contendo ácido fólico?

R: Os suplementos devem conter, pelo menos, 400 mcg de ácido fólico e não mais de 100% da IDR para vitaminas A e D. Você deve começar tomando multivitamínicos ou suplementos de ácido fólico dois ou três meses antes de planejar conceber, para maximizar o benefício ao bebê.

P: Se o ácido fólico é tão importante, por que é tão difícil fazer com que as mulheres tomem?

R: Algumas mulheres não gostam de tomar vitaminas, enquanto outras têm problemas estomacais quando tomar vitaminas pré-natal. Além disso, pode ser difícil para a maioria das pessoas mudar seus hábitos dietéticos. A pesquisa que estabelece a importância do ácido fólico é relativamente nova. Até recentemente, poucos médicos informavam suas pacientes sobre a necessidade de tomá-la antes da concepção.

Certificado

Data de revisão: 12/9/2012

Revisão feita por: Irina Burd, MD, PhD, Maternal Fetal Medicine, Johns Hopkins University, Baltimore, MD. Review provided by VeriMed Healthcare Network.

As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.

CNPJ 29.309.127/0001-79
Copyright © 2007-2014, Amil Assistência Médica Internacional S/A. Todos os direitos reservados.