Fique saudável durante a gravidez 

Ferro previne a anemia

Ferro previne a anemia

Anemia é uma condição em que você tem muito poucas hemácias. As hemácias contêm uma proteína chamada hemoglobina. A hemoglobina carrega oxigênio dos seus pulmões para seus tecidos e para o feto. É necessário ferro para produzir hemoglobina. Para ajudar a produzir mais hemácias, o seu sangue requer mais ferro. Você pode ficar anêmica se não obtiver ferro suficiente. Em seu estado pré-gestação, você necessitava de uma dose diária de aproximadamente 15 miligramas de ferro. Graças ao feto em crescimento, agora, você precisa de cerca de 30.

Como a anemia é diagnosticada?

O seu médico pode detectar anemia por meio do exame de sangue, que será realizado na sua primeira visita pré-natal. A maioria das mulheres passam por essa verificação inicial de deficiência de ferro com louvor. Na verdade, a maioria das futuras mamães começam a gestação com ferro suficiente que dura até a 20ª semana. Nesse ponto da gestação, o seu volume de sangue aumenta muito, e, com o maior volume, a hemoglobina no sangue pode cair.

Quais são os sintomas?

Como os sintomas relacionados à anemia costumam ocorrer normalmente como resultado da gravidez, não é facilmente identificada apenas pelos sintomas. No entanto, os sintomas que acompanham a anemia incluem: sentir-se muito cansada o tempo todo, falta de fôlego, tontura e exaustão.

Quem apresenta risco?

Mulheres com náusea e vômito severos no início da gestação, que esperam mais de um bebê ou que têm uma dieta inadequada sem suplemento de ferro, ou ainda mulheres que deram à luz relativamente recentemente estão sob maior risco de anemia.

Tratamento

O tratamento eficiente para anemia é a ingestão de suplemento de ferro oralmente. Comprimidos de ferro são grandes e difíceis de engolir para algumas mulheres. Se esse for o seu caso, você pode quebrá-los no meio e tomar metade no café da manhã e a outra metade no almoço. Beba muita água e coma alimentos ricos em fibras, pois o ferro pode provocar constipação. O seu médico também pode prescrever um laxante.

Mulheres que não toleram ferro oral tomarão ferro por infusão intravenosa. Também será incentivado o aumento da ingestão de ferro na sua dieta. Se a anemia for grave e conjugada com qualquer tipo de perda de sangue, então pode ser necessária uma transfusão de sangue, mas isso não é comum.

A anemia grave aumenta o risco de problemas na gestação, incluindo prematuridade, baixo peso do bebê ao nascer e bebê natimorto. Até mesmo a anemia leve é perigosa para a mãe, pois toda mulher perde uma boa quantidade de sangue no momento do parto, e não é bom começar com baixas contagens sanguíneas.

Para melhores resultados, evite a anemia durante a gestação ingerindo vitaminas no pré-natal, bem como os suplementos de ferro que o médico recomendar.

Certificado

Data de revisão: 12/9/2012

Revisão feita por: Irina Burd, MD, PhD, Maternal Fetal Medicine, Johns Hopkins University, Baltimore, MD. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Isla Ogilvie, PhD, and the A.D.A.M. Editorial team. A.D.A.M. Editorial Update: 06/11/2014

As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.

CNPJ 29.309.127/0001-79
Copyright © 2007-2014, Amil Assistência Médica Internacional S/A. Todos os direitos reservados.