Fique saudável durante a gravidez

Medicamentos e remédios herbais durante a gestação

Medicamentos e remédios herbais durante a gestação

Se você estiver grávida ou planeja engravidar, provavelmente quer saber quais os medicamentos e remédios herbais que são seguros para gestantes. De maneira ideal, é melhor discutir a sua medicação atual com o seu médico antes de conceber. Em todo caso, assim que souber que está grávida, informe aos seus médicos e discuta quais medicamentos são seguros.

Se estiver amamentando, alguns medicamentos podem passar para o leito materno e provocar efeitos indesejados no bebê, então verifique com seu médico quais medicamentos tomar depois que o bebê nascer.

Medicamentos tomados em virtude de uma condição médica

Se estiver tomando medicação para uma condição, como epilepsia, pressão alta, asma ou depressão, os benefícios da continuidade com o medicamento durante a gestação frequentemente superam os riscos para o bebê. Não presuma que deve parar de tomar o medicamento. Sempre verifique com o seu médico para determinar a recomendação apropriada. Você também pode trocar de medicação que trate do seu problema com menos risco para o bebê em desenvolvimento.

Medicamentos que causam riscos em potencial

Alguns medicamentos são conhecidos por provocar possíveis defeitos ou outros problemas ao bebê ainda não nascido. Para outros medicamentos, não há boas informações sobre a sua segurança durante a gestação. Alguns medicamentos que provocam defeitos congênitos estão relacionados abaixo. Essa lista fornece apenas exemplos - NÃO presuma que um medicamento é seguro ou não somente com base nessa relação.

tabela: Medicamentos que causam riscos em potencial

RemédioUsado para tratarPossível efeito durante a gestação
Accutane (Isotretinoína)AcneAborto; defeitos no coração, mandíbula, faciais e cerebrais
AndrógenosAnomalias genitais
Anticoagulantes, como warfarin e dicuramolCoágulos de sangueAborto, defeitos nos ossos, cartilagens, olhos e sistema nervoso central
Anticonvulsivos, como Dilantin, Tridione, Paradione e DepakoteTranstornos convulsivos e batimentos cardíacos irregularesIncapacidade intelectual; anomalias no crescimento e desenvolvimento; defeitos no tubo neural, defeitos das mãos/face
Drogas antitireoidianas, como propiltiouracil, iodeto, MetimazolTireoide superativaDefeitos na glândula tireoide
Terapia com radiaçãoTratamento médico de problemas como câncerRestrição do crescimento e incapacidade intelectual
Drogas quimioterápicas, como metotrexato e aminopterinaCâncer e doença da peleAborto e defeitos congênitos
Etretinato (Tegison)PsoríaseDefeitos no coração, mandíbula e face
LítioTranstorno bipolarDefeitos congênitos no coração
EstreptomicinaTuberculosePerda auditiva
TetraciclinaInfecçãoEsmalte dos dentes não desenvolvido; é incorporado nos ossos do feto
TalidomidaInsôniaMembros mal formados e problemas de crescimento
Dietilestilbestrol (DES)Problemas da menstruação, para parar a produção de leite, antigamente usado para evitar o trabalho de parto prematuro e abortoAnomalias do colo do útero e útero em mulheres, possível infertilidade em homens e mulheres
Mercúrio orgânicoExposição por meio de comida contaminadaDistúrbios cerebrais
ChumboSetores industriais que envolvem odor de chumbo, fabricação e uso de tintas, impressão, cerâmica, fabricação de vidro e envidraçamento de cerâmicasProblemas no desenvolvimento do sistema nervoso central do feto
De American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG), Planning for Pregnancy, Birth and Beyond (p. 106-107).

Medicamentos isentos de prescrição

Ácido acetilsalicílico e ibuprofeno: O ácido acetilsalicílico deve ser evitado durante a gestação, a menos que o médico o recomende especificamente. Eventualmente, mulheres com histórico de problemas de coagulação, aborto ou pré-eclâmpsia recebem a prescrição de ácido acetilsalicílico enquanto estão grávidas. Do contrário, é melhor não tomar ácido acetilsalicílico. Saiba que o ácido acetilsalicílico está contido em muitos medicamentos de venda livre, como em remédios para digestão e para resfriado. O ibuprofeno também deve ser evitado durante a gestação, pois pode afetar os rins do feto.

Paracetamol: Geralmente, o paracetamol é considerado seguro durante a gestação em doses-padrão. Verifique com o seu médico antes de tomar mais do que apenas algumas doses, e discuta o número de dias que pode ser considerado seguro.

Medicamentos para resfriados, constipação e indigestão: Existem alguns medicamentos isentos de prescrição e remédios naturais que são considerados seguros para esses problemas. Verifique com o seu médico quais medicamentos são melhores para você com base nos sintomas e por quanto tempo. Em geral, remédios para resfriado com apenas um ingrediente ativo são melhores.

Medicamentos herbais durante a gestação

Os medicamentos herbais são, normalmente, considerados alternativas "naturais" para outros remédios, mas podem ser tão potentes quanto alguns medicamentos prescritos. Muitas ervas contêm substâncias químicas que atravessam a placenta até o bebê. Algumas ervas causam contrações prematuras se tomadas durante a gestação. De um modo geral, o uso de drogas medicinais (incluindo chás herbais) deve ser evitado, especialmente durante o primeiro trimestre. Você deve sempre conversar com o seu médico antes de tomar qualquer erva durante a gestação.

Certificado

Data de revisão: 12/9/2012

Revisão feita por: Irina Burd, MD, PhD, Maternal Fetal Medicine, Johns Hopkins University, Baltimore, MD. Review provided by VeriMed Healthcare Network.

As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.

CNPJ 29.309.127/0001-79
Copyright © 2007-2014, Amil Assistência Médica Internacional S/A. Todos os direitos reservados.