Fique saudável durante a gravidez

Mal-estar matinal

Mal-estar matinal

O termo "mal-estar matinal" é usado para descrever os sintomas de náusea e vômitos durante a gestação. Se você passa a maior parte da manhã no banheiro se sentindo enjoada, você não é a única. Até 90% de todas as mulheres grávidas sofrem de náusea, enquanto um terço realmente vomitam devido a essa condição. Geralmente começa na 4ª a 6ª semana e continua até a 14ª ou 16ª semana de gestação.

A causa exata do mal-estar matinal é desconhecida, mas existem várias teorias. A maioria dos especialistas acredita que é acionado por alterações hormonais, especialmente o aumento de hCG (gonadotropina coriônica humana). Altos níveis desse hormônio podem estimular excessivamente a parte do cérebro que controla a náusea e o vômito. Doença da vesícula biliar, tireoide hiperativa, gravidez molar ou estar grávida de mais de um bebê também podem causar mal-estar matinal.

Outras possíveis causas incluem os sintomas físicos da gestação: olfato aprimorado, estiramento dos músculos uterinos, deslocamento dos órgãos digestivos e ácido em excesso no estômago. Estresse emocional e dieta rica em gorduras também desempenham também têm parte nisso.

Como posso saber se tenho o problema?

Como o nome sugere, a maioria das mulheres sofre o mal-estar matinal nas primeiras horas do dia, mas ele pode ocorrer a qualquer momento. Para algumas mulheres, dura o dia todo. Consiste, geralmente, de náusea e vômitos, mas também pode incluir tontura e dores de cabeça.

Como posso tratar?

Não há drogas atualmente aprovadas pela FDA para o tratamento de mal-estar matinal, embora diversos medicamentos possam ajudar. Em primeiro lugar, existem diversas abordagens dietéticas, relacionadas ao estilo de vida e medicina alternativa que podem auxiliar. Se não estiver melhorando, consulte seu médico -- esperar até que se sinta completamente esgotada pode dificultar o tratamento dos sintomas.

Dieta:

  • Coma uma dieta rica em proteínas e carboidratos complexos. Tente comer manteiga de amendoim em fatias de maçãs ou aipo; queijo e bolachas, e leite, queijo cottage e iogurte. Alimentos leves como gelatina, sobremesas congeladas, caldo, refrigerante e bolachas salgadas também aliviam o estômago.
  • Evite comer alimentos gordurosos. Pesquisas recentes sugerem que uma dieta rica em gorduras contribui para o mal-estar matinal.
  • Mantenha seu nível de açúcar no sangue constante comendo e bebendo pequenas porções frequentemente. Tente comer antes de ficar com fome e a náusea atacar.
  • Mantenha bolachas perto da cama e coma uma ou duas antes de levantar.
  • Beba bastante líquido. Tente beber entre as refeições em vez de beber durante as refeições para evitar que o estômago fique cheio demais.

Estilo de vida:

  • Tome suplementos vitamínicos à noite, pois o ferro que eles contêm pode irritar o estômago. Você também pode testar diversas vitaminas pré-natal antes de achar uma que possa tolerar. Você também pode cortar as vitaminas ao meio, e tomar metade pela manhã e a outra metade à noite.
  • Faça atividades lentas e calmas pela manhã.
  • Evite ficar em espaços pouco ventilados que impregnam cheiros de comida e outros odores.
  • Evite fumar.
  • Durma mais e tente minimizar o estresse ao máximo.

Medicina alternativa:

  • Use faixas de acupressão. Elas aplicam pressão em pontos específicos no pulso, e podem ser usadas para aliviar o enjoo de movimento. Você pode encontrá-las em farmácias, lojas de produtos naturais e lojas de produtos para viagem.
  • Tente a acupuntura. Alguns acupunturistas são especialmente treinados para trabalhar com gestantes. Converse com seu médico antes de consultar um acupunturista licenciado. Exames clínicos randomizados não conseguiram demonstrar se o tratamento do mal-estar matinal com acupuntura tem algum benefício.
  • Tente comer gengibre. Um estudo mostrou que cápsulas de gengibre em pó ajudam a aliviar náusea e vômitos associados à gestação. Pirulitos com sabor de gengibre podem ser úteis.

Entre em contato com seu médico se:

  • O mal-estar matinal não melhorar apesar dos remédios caseiros.
  • Você estiver vomitando sangue ou material que pareça com borra de café.
  • Perder mais de 1 quilo em uma semana.
  • Houver vômito prolongado e severo, que pode causar desidratação e má nutrição.

Os medicamentos que seu médico pode recomendar são:

  • Vitamina B6: Essa vitamina do complexo B demonstrou melhorar os sintomas do mal-estar matinal. O American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG) recomenda como tratamento de primeira linha para mal-estar matinal.
  • Doxilamina – esse medicamento é combinado com vitamina B6 para ajudar a tratar da náusea e do vômito.
  • Medicamentos antináusea: prometazina, metoclopramida, dimenidrinato ou ondansetrona são outras opções para administrar a náusea e o vômito durante a gestação.

(Para informações sobre vômitos persistentes e severos durante a gestação, consulte hiperêmese da gestação.)

Perguntas Frequentes

P: Estou no segundo trimestre. Por que o mal-estar matinal não passou?

R: Algumas mulheres sentem o mal-estar matinal durante toda a gravidez. Isso acontece com mais frequência em mulheres que esperam mais de um bebê. Se ainda estiver tendo mal-estar matinal, certifique-se de informar seu médico para descartar outras possíveis complicações.

P: O mal-estar matinal está prejudicando meu bebê de alguma maneira?

R: Felizmente, não. Na verdade, alguns profissionais médicos acreditam que o mal-estar matinal é um sinal de que tudo está bem com você e o bebê. Diversos estudos mostraram que mulheres com mal-estar matinal sofrem menos abortos e têm bebês que crescem melhor do que aquelas que não apresentam náusea. Seus sintomas provavelmente mostram que a placenta está produzindo todos os hormônios corretos para o bebê em desenvolvimento.

P: Tiver mal-estar matinal terrível com meu primeiro filho. Vou ter novamente com o segundo?

R: De acordo com o ACOG, cerca de dois terços das mulheres com mal-estar matinal severo têm os mesmos sintomas novamente na próxima gestação, mas um terço passa melhor na segunda vez. Se você já teve mal-estar matinal antes, certifique-se de tomar as vitaminas do pré-natal antes de engravidar novamente. Isso parece reduzir o risco de náusea e vômitos.

Certificado

Data de revisão: 12/9/2012

Revisão feita por: Irina Burd, MD, PhD, Maternal Fetal Medicine, Johns Hopkins University, Baltimore, MD. Review provided by VeriMed Healthcare Network.

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