Staying healthy during pregnancy 

Sexo durante a gestação

Sexo durante a gestação

Os casais costumam se preocupar com o sexo durante a gestação. Eles podem ter medo de que as relações sexuais possam ocasionar um aborto ou prejudicar o bebê. Com uma gestação normal, o sexo é seguro até as últimas semanas de gravidez. Na verdade, alguns estudos sugerem que fazer sexo durante a gestação está associado ao baixo risco de um parto precoce.

O bebê está bem acomodado pelo fluído amniótico e pelos músculos fortes do útero. Existe também um tampão de muco espesso que veda o cérvix e ajuda a protegê-lo contra infecções.

É melhor falar com seu médico ou parteira sobre sua situação específica para ter certeza de que está sob baixos riscos de complicações, como trabalho de parto prematuro ou aborto. Seu médico poderá aconselhá-la a limitar a atividade sexual se houver sinais ou complicações durante a gestação. Mulheres cujo cérvix parece estar se abrindo precocemente, e aquelas com sangramento ou placenta localizada de maneira anormal (placenta prévia) não devem ter relações sexuais enquanto estiverem grávidas.

Mudanças no desejo sexual

Você e seu parceiro podem experimentar aumento no desejo sexual durante a gestação. Isso é comum durante as diferentes fases da gestação e será diferente para cada pessoa.

Durante o PRIMEIRO trimestre, muitas mulheres experimentam extrema sensibilidade nos seios, fadiga, náusea, vômitos e maior necessidade de urinar, que pode diminuir o desejo sexual. Alguns casais sentem um aumento da proximidade que pode influenciar seu desejo sexual.

Muitas mulheres acham que durante o SEGUNDO trimestre os sintomas iniciais passam e seu desejo sexual aumenta. Uma teoria para o aumento do desejo é o aumento do fornecimento de sangue na região pélvica. Algumas mulheres acham a liberdade dos contraceptivos atraente e isso se soma à contínua sensação de proximidade especial com seus parceiros.

O desejo por sexo pode mudar novamente no TERCEIRO trimestre. Seu abdômen está muito grande, o que pode parecer estranho que você tenha relações sexuais. Algumas mulheres se sentem fisicamente não atraentes, enquanto outras podem sentir um aumento na sensação de desejabilidade.

A chave para lidar com as mudanças no desejo sexual é falar sobre seus sentimentos e pensamentos com seu parceiro. Mesmo com a mudança no desejo sexual durante a gestação, algumas mulheres têm um aumentado do desejo por afeição física mais próxima, toques gentis e carinhosos.

Posições

Ter relações sexuais à medida que a gestação progride pode ser difícil ou desconfortável. Existem várias posições que parecem funcionar com maior conforto. Estas incluem:

  • Ambos os parceiros deitados de lado, face a face ou posição de concha.
  • Mulher por cima.
  • Entrada por trás.
  • A mulher deita de costas, joelhos dobrados, próximo à extremidade da cama.

Sexo ''Não Seguro''

Se fizer sexo oral, o ar não deve ser soprado na sua vagina. Isso pode provocar embolia ou a entrada de bolhas de ar na sua circulação sanguínea e bloquear um vaso. Isso é extremamente incomum, mas pode ser fatal para você e para o bebê.

Quando limites podem ser necessários

Existem algumas condições ou complicações na gestação que podem afetar as relações sexuais. Seu médico pode aconselhá-la a limitar ou evitar sexo se você tiver alguma das seguintes condições:

  • Histórico de aborto espontâneo
  • Histórico de trabalho de parto prematuro
  • Sangramentos vaginais ou cólicas
  • Vazamento de líquido amniótico ou estouro da bolsa
  • Cérvix incompetente (o cérvix ou a abertura do útero são fracos e abrem prematuramente, o que aumenta o risco de aborto ou parto prematuro)
  • Placenta prévia (a estrutura que fornece nutrição ao bebê está na frente do cérvix ou na parte baixa do útero, em vez do local comum no topo do útero)
  • Dor durante a relação
  • Infecção

Você deve ligar para seu médico se não tiver certeza se sexo é seguro para você. Se apresentar qualquer sintoma como dor, sangramento, corrimento ou contrações após o sexo, entre em contato com seu médico.

Algumas mulheres são aconselhadas a parar com o sexo nas últimas semanas de gestação. É melhor verificar com o seu médico para obter recomendações específicas.

Lembre-se de que falar com seu parceiro sobre seus sentimentos e desejos sexuais durante a gestação é importante. Essas conversas vão ajudar a abrir os fundamentos para grandes mudanças que estão para ocorrer com vocês, a paternidade!

Certificado

Data de revisão: 12/9/2012

Revisão feita por: Irina Burd, MD, PhD, Maternal Fetal Medicine, Johns Hopkins University, Baltimore, MD. Review provided by VeriMed Healthcare Network.

As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles. 1997- A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.

CNPJ 29.309.127/0001-79
Copyright © 2007-2014, Amil Assistência Médica Internacional S/A. Todos os direitos reservados.